ETF do Bitcoin aprovado e pode mudar o setor financeiro

10 de Janeiro foi um marco histórico para o mundo cripto, pois o ETF do Bitcoin foi aprovado e pode mudar o setor financeiro. Desde 2013 os pedidos para transação de Bitcoin no mercado Spot vem sendo negociados, mas nunca recebiam aprovação. Porém, agora o ETF do mercado Spot veio para transformar o mercado financeiro tradicional permanentemente.

Segue abaixo a lista dos seguintes administradores dos ETFs aprovados:

ARK 21Shares Bitcoin ETF (ARKB)

Bitwise Bitcoin ETF (BITB)

Fidelity Wise Origin Bitcoin Trust (FBTC)

Franklin Bitcoin ETF (EZBC)

Grayscale Bitcoin Trust (GBTC)

Hashdex Bitcoin ETF (DEFI)

Invesco Galaxy Bitcoin ETF (BTCO)

iShares Bitcoin Trust (IBIT)

Valkyrie Bitcoin Fund (BRRR)

VanEck Bitcoin Trust (HODL)

WisdomTree Bitcoin Fund (BTCW)

 

Em 2021 o SEC (Comissão de Valores Imobiliários), aprovou a negociação de Bitcoin no mercado de futuros. Porém, a SEC sempre negou aprovação para o mercado Spot. A resistência da SEC era tão grande que a Grayscale tinha inclusive decidido processar a SEC tempos atrás devido à falta de esclarecimentos. Mas quando a Blackrock, maior investidora do mundo, com um grupo de ativos representando U$9 trilhões de dólares, entrou com seu pedido de ETF do Bitcoin no mercado spot no ano passado, esse movimento provavelmente flexibilizou a resistência da SEC sobre o BTC.

O que vem pela frente?

Mesmo que há 2 anos o ETF de futuros já estava em operação, o mercado spot traria essa diferença por receber Bilhões de dólares atrelados a grandes administradores do mundo de investimentos tradicionais. Essa é a grande oportunidade para o mercado cripto receber investidores tradicionais que aguardavam o respaldo do SEC para realizarem suas compras em um mercado que até recentemente era considerado como de altíssimo risco. Mas agora, como ETF do Bitcoin foi aprovado e pode mudar o setor financeiro, ele pode consequentemente facilitar mais regulações necessárias.

Após sua aprovação, espera-se que o mercado receba um inflow de U$ 100Bi em 2024, subindo em 100% no volume de transações. O mundo cripto aguarda um acelerado crescimento de negociação com o passar dos anos, sendo exposto aos U$30 trilhões de dólares do gerenciamento do mercado global.

As gerações mais novas acolhem fortemente o mundo cripto, e esse mercado terá muito mais expansão com o passar dos anos, especialmente tendo o Bitcoin como uma commodity e o mundo Defi recebendo investimentos adicionais nos seus programas e projetos de desenvolvimento de soluções no sistema descentralizado.

Definitivamente, esse evento representa um marco para o sistema econômico com uma perspectiva de descentralização tão combatido por investidores e analistas mais conservadores, pelo fato de que o mercado não era regulado.

No primeiro dia de abertura de negociação no dia 11 de Janeiro, o mercado dos ETFs registraram um volume de U$1.6Bi, apenas minutos após sua abertura. Das 11 aprovações dadas a operadoras de ETFs pela SEC, as administradoras mais procuradas foram a Grayscale (GBTC), Blackrock (IBTC), Fidelity (FBTC) e Ark (ARKB).

O que precisamos prestar atenção após a aprovação?

Atualmente o Bitcoin chegou ao preço de U$49 mil dólares a unidade e o mercado demonstrou o quanto o deseja. Mas quem sabe ele entra em correção como bem conhecido no mercado quando ele tem o ETF aprovado como demonstrado no gráfico abaixo.

Por meses os ursos aguardam o Bitcoin na casa dos U$12k, e no ano que vem o mercado americano pode entrar em recessão. Com essa alta possibilidade, o mercado também pode aguardar uma correção. Mesmo que muitos já considerem o Bitcoin como uma commodity, ao longo dos anos ele vem caminhando com o S&P500. Portanto, os entusiastas precisam ter cautela com toda a celebração de Lua infinita para o Bitcoin.

Gary Gensler, Chair da SEC, defende a necessidade de cautela, especialmente por  em sua carta de explicação e esclarecimento sobre a aprovação do Bitcoin. Assim ele informa:

“Embora tenhamos aprovado hoje a listagem e negociação de certas ações ETF de Bitcoin à vista, não aprovamos nem endossamos o Bitcoin. Os investidores devem permanecer cautelosos sobre a miríade de riscos associados ao Bitcoin e aos produtos cujo valor está vinculado à cripto.”

O próximo da lista a passar por pedidos para que a SEC aprove seu ETF é o Ethereum. Vamos acompanhar os próximos capítulos na saga do mundo cripto. E para saber sobre outras estratégias de investimento com o ETF, clique aqui.

Caso você queira receber um acompanhamento de consultoria financeira, escreva para contato@mundoabundante.com para você receber seu orçamento sobre um serviço honesto e que te beneficie de verdade!

Compartilhe!

Publicações relacionadas

Sara Olliveira

Economista

Olá! Como moderadora do Mundo Abundante, eu estarei trazendo publicações sobre finanças pessoais, análises na área de Economia e Finanças do Brasil e do mundo, além de trabalhar com o Mindset sobre o dinheiro, para que você possa alcançar a abundância em sua vida. 

Finanças Pessoais
Indicação do Livro do Mês